Páginas de Navegação do Menu

Vista sua armadura, Guerreiro!

Vista sua armadura, Guerreiro!

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Efésios 6:10-18

A paz de Cristo, galera!

Hoje, desejo explorar com vocês o manual de fortalecimento do cristão apresentado por Paulo e ilustrado como por meio de uma armadura. O apóstolo utiliza a armadura como elucidação para mostrar aos cristãos que a vida com Cristo não é apenas um estilo diferente de ideologia passiva, mas sim, uma constante batalha espiritual. Pois não é uma luta ideológica mundana, mas é uma batalha que pode resultar em salvação ou perdição.

Ele começa nos orientando a revestirmos de todas as partes da armadura de Deus, não negligenciando nenhuma parte dela, para que sejamos cristãos blindados a ameaças que surgirão a nossas vidas. Então, é necessário que estejamos firmes em cada uma das partes que serão citadas logo abaixo. Vale observar que, Paulo nos apresenta componentes da armadura de defesa, tais como o elmo, o escudo, as sandálias; mas também nos mostra o componente de ataque, a espada. Porque a maior obsessão do nosso inimigo é nos tornar inofensivos a ele (2 Co 6.7). Então, caro amigo, se revista e se prepare!

Estais, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade… (v.14)

Jesus Cristo, em sua passagem pela Terra nos disse o seguinte: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8.32)”. Ele disse isso, porque o exército de cristo nunca será composto por escravos do mundo. A batalha ao lado de Jesus Cristo exige pessoas libertas e lavadas por Seu sangue.

Por isso, para que estejamos firmes é necessário que sejamos revestidos pela verdade de Deus e consequentemente, estaremos livres de toda acusação, de todo engano e de toda dominação.

E vestida a couraça da justiça… (v. 14)

A couraça é uma componente fundamental de uma armadura, porque é ela a responsável pela proteção dos órgãos vitais. A partir disso, vemos a fundamental importância do cristão ser justo, assim como nosso Pai é justo (Mt 5.6).

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz (v. 15)

A palavra de Deus é constantemente relacionada a fundamentos para os pés dos fiéis, fazendo referência a caminho. Como diz o salmista: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. (Sl 119.105)”.

Portanto, é a preparação através da palavra de Deus que leva o cristão ao caminho que é Cristo e, consequentemente, o torna apto a levantar a bandeira do evangelho da paz! Porque eu não acredito que seja possível alguém defender algo que não conhece, e por isso, penso que é fundamental a busca constante pelo conhecimento da Palavra de Deus.

Tomando, sobretudo, o escudo da fé (v. 16)

Aqui chega o mais importante componente de defesa de um soldado: o escudo. É ele que suporta os golpes do adversário, protegendo o guerreiro do impacto da batalha. E na jornada cristã, o escudo é a fé!

Então, para que o cristão esteja vulnerável aos golpes é necessário que seu escudo esteja afetado. No entanto, muitas vezes não percebemos que as bases da nossa fé estão sendo abaladas e acabamos nos tornando indefesos. Por isso Jesus faz a pergunta: “Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?(Lc 18.8)”.

Portanto, tenha fé!

Ela só vem através da comunhão com o Espírito Santo. Então persista em oração, e não baixe a guarda, guerreiro!

Tomai também o capacete da salvação (v.17)

E, o último componente de defesa, o elmo. A proteção da cabeça do guerreiro é também fundamental em uma batalha, pois qualquer golpe levado implicará em morte.

Então qual o meio de protegermos nossa mente de todos os golpes do inimigo? Tendo a plena convicção e a certeza da nossa salvação!

Pois como diz Pedro: “Vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pe 1.9)”.

E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Você deseja ser um guerreiro inofensivo? Um guerreiro que apenas recebe golpes e mais golpes e não consegue reprimir o levante inimigo? Creio que não! Então se arme através da palavra de Deus! Leia a Bíblia constantemente e busque cada vez mais o conhecimento da palavra, pois é através dela que alcançamos a verdade!

E Paulo conclui o manual do guerreiro da seguinte forma:

“E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (v. 18)

Então, desejo que estejamos sempre tomando nossa atenção a todos os pontos expostos pelo apóstolo, de modo que, não negligenciemos nenhum deles pois, certamente, resultará em enfraquecimento e vulnerabilidade. Pois fazemos parte do mesmo exército, e devemos lutar juntos!

Graça e Paz!

Meu desejo é ser um engenheiro, pastor e pregador abençoado e segundo o coração de Deus! Cristão desde criança, sempre buscando conhecer a Bíblia e aprender mais sobre Deus. Meu prazer sempre foi estudar a palavra de Deus e compartilhar o que aprendi. A partir disso, tive a oportunidade de ser colunista. Vi isso como uma forma de ser um instrumento de evangelização através dos meus textos. Espero que o nome de Jesus seja glorificado através do trabalho dos JOVENS EVANGÉLICOS (JE).

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão