Páginas de Navegação do Menu

(Des)Honra

(Des)Honra

“Gabava-se Hamã da glória das suas riquezas, da multidão de seus filhos, e de tudo em que o rei o tinha engrandecido, e de como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei.
Disse mais Hamã: [...] Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto vir o judeu Mordecai assentado à porta do rei.”
Et 5:11,13

Poder! Como você define essa palavra? Pode significar a capacidade de realizar algo. Poder tem a ver com a possibilidade e com autoridade.

Quando se une poder e autoridade, o resultado pode ser ordem e justiça ou caos e totalitarismo, dependendo de quem os exerce. Como você agiria se de repente se tornasse a segunda pessoa mais importante do país?

O texto de referência do texto fala de Hamã. Ele era a segunda pessoa mais importante do reino de Xerxes. Tinha orgulho de sua posição, de sua riqueza, de sua família, do seu poder e do seu acesso ao palácio, mas isso não lhe bastava porque havia um homem que não se prostrava diante dele: Mardoqueu, um judeu.

A raiva de Hamã por isso o fez elaborar um plano para matar não somente a ele, mas todo o povo dele. No entanto, antes disso, Mardoqueu descobrira uma conspiração contra o rei e avisou Ester, esposa do rei, que, por sua vez, comunicou ao rei e o plano do atentado foi impedido.

Mardoqueu não recebeu nenhuma honra por sua informação, mas mais tarde o rei se lembrou de que não o havia recompensado devidamente e decidiu honrá-lo em grande estilo. Por fim, Hamã acabou executado na forca que ele mesmo preparara para Mardoqueu.

Esta história mostra como a autoexaltação e o autoritarismo são fúteis. Mostra como Deus age honrando quem realmente merece, ainda que demore. Muitas vezes você pode não ser reconhecido pelo bem que faz, mas isso jamais justifica deixar de praticá-lo ou, pior ainda, odiar alguém simplesmente porque aquela pessoa não o honra. Não existe maior honra do que a que vem de Deus, nem reconhecimento mais importante do que aquele que, ainda que secretamente, Deus nos confere.

Hamã foi derrotado por sua própria sede de poder e honra. Mardoqueu permaneceu humilde. O primeiro perdeu a vida, mas o segundo garantiu a vida a muitos. E você, como agiria?

“Todo que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado.” Lc 14.11

Portanto, tenha sempre isso em mente: Quer ser importante diante de Deus? Dedique-se a servir ao próximo!

 

Wanderley de Mattos Júnior – Pão Diário 13


 

 

Graça e Paz, meus irmãos!

Meu desejo é ser um engenheiro, pastor e pregador abençoado e segundo o coração de Deus! Cristão desde criança, sempre buscando conhecer a Bíblia e aprender mais sobre Deus. Meu prazer sempre foi estudar a palavra de Deus e compartilhar o que aprendi. A partir disso, tive a oportunidade de ser colunista. Vi isso como uma forma de ser um instrumento de evangelização através dos meus textos. Espero que o nome de Jesus seja glorificado através do trabalho dos JOVENS EVANGÉLICOS (JE).

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão


  • Iandara Rodrigues

    Incrível, pois abri seu post aleatoriamente e caiu bem no livro que estou lendo no momento: Ester.
    Palavra edificante!.