Páginas de Navegação do Menu

Dominando os nossos desejos

Dominando os nossos desejos

Muitas vezes em nossa vida nos deparamos com situações que são favoráveis aos nossos olhos, desejos e vontades carnais, mas que sabemos que não são do agrado de Deus e ficamos divididos sobre o que fazer. Infelizmente muitos caem nas próprias vontades e esquecem de consultar qual é a escolha que agradaria a Deus.

Lendo o livro de Gênesis, na história de Caim e Abel, um versículo me fez levantar 3 pontos de meditação:

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.  Gênesis 4:7

A primeira coisa que me perguntei foi: Como Caim iria saber o que agradaria a Deus? Afinal, como lavrador ele deu o fruto de seu trabalho, assim como Abel, que era pastor de ovelhas, deu o fruto do seu. Se analisarmos pela ótica de Caim, ele não saberia que seu trabalho não agradaria a Deus, certo? Muitas vezes isso acontece em nossa vidas, não sabemos se o fruto do nosso trabalho tem agradado ao Senhor. No versículo 9, e nos primeiros capítulos de Gênesis, nós temos a resposta para essa pergunta: Relacionamento com Deus. “Disse o Senhor a Caim [...]“, isso demonstra que Caim conversava com Deus, ouvia a voz dEle e dialogava com Ele. Como saber a vontade de Deus? Perguntando a Ele!

A segunda coisa que me fez meditar foi o que Deus disse a Caim: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” Se fizermos tudo em nossa vida para glorificar e adorar a Deus, pensando em agradar à Ele e não aos homens, Deus aceitará nossos sacrifícios. Quando nos dedicamos a fazer a vontade de Deus de todo o coração, Ele não só aceita como o recompensa.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58

O terceiro tópico que levantei foi o restante do versículo: “Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Quando procedemos mal? Quando damos lugar ao pecado deixando-nos sermos dominados pelos nossos desejos carnais. Caim deu lugar ao seu desejo de ira e vingança por não entender qual era o desejo do Senhor, e acabou matando seu irmão. Ele ignorou o conselho de Deus, que deveria lutar contra seus desejos. O apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

Que possamos aprender a dominar nossas vontades e buscar entender qual é a perfeita e agradável vontade de Deus, pois por mais que algo pareça bom aos nossos olhos carnais, o Espírito de Deus sempre estará sussurrando em nosso coração aquilo que Deus deseja e espera de nós. Que possamos ouvi-lo a cada dia e buscarmos agradá-lo em todos os momentos de nossa vida.

Deus abençoe!

Sou formada em jornalismo e gosto muito de escrever. Uso esse dom que Deus me deu para estudar a palavra dEle e levá-la aos que necessitam. Aquele que começou a boa obra em mim a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão