Páginas de Navegação do Menu

É correto interpretar Deus e Satanás no teatro cristão?

É correto interpretar Deus e Satanás no teatro cristão?

O teatro Cristão em si já é um tema que divide muitas opiniões dentro da igreja, ou seja, é algo polêmico. Os mais conservadores abominam qualquer tipo de arte representativa (coreografia e teatro) como forma de pregar o evangelho. Polêmica essa que aumenta muito quando se é preciso interpretar Deus ou Satanás em uma peça.

Nós seres humanos, falhos e pecadores não podemos nunca nos comparar à Deus, claro, mais interpretar quando o intuito é passar uma mensagem, contar uma história é diferente, bem diferente. Existem peças teatrais que os diretores preferem usar somente a ”voz” de fundo que represente Deus falando, existem outros que transmitem a imagem através do ator. Mas o que seria certo ou errado? Nenhum dos dois. Leva-se em consideração a doutrina da sua igreja. Quando falamos que Deus não pode ser representando em imagens ou desenhado, seja lá como for, nos referimos ao fato de tentar decifra-lo fisicamente. Mais quando no teatro o físico é o de menos, não vejo erro algum. Estamos representando algo que segundo as escrituras realmente aconteceu. Como representar de uma forma clara a história de Jó sem haver o diálogo entre Deus e Satanás?
Interpretar Deus no teatro requer um carinho especial, uma vida em santidade, como qualquer outro personagem, desde o mocinho ao vilão, afinal todos ali estão transmitindo a palavra e isso só é possível se haver uma compactuação entre o ator com o evangelho e a santidade. E requer também bastante profissionalismo. Nunca poderemos estudar Deus, nunca saberemos como foi o tom de cada palavra dEle. Interpretar um Ser que é amor e ao mesmo tempo fogo consumidor não é uma tarefa fácil.

Como seria interpretar Satanás? Outra tarefa extremamente difícil.Para interpretar esse ser é preciso estar revestido de todas as armaduras possíveis. Não que seja desnecessário para Deus, só que temos que lembrar que a nossa palavra tem poder, e Satanás usa frases e palavras perigosas que se você estiver despreparado poderão voltar contra ti. (Mateus 12:36). Afirmar isso não é ser tão radical, quando vem de uma pessoa que fala por experiências próprias. A melhor forma é sempre orar para que todas as palavras do antagonista sejam anuladas e que o ator responsável por transmitir essa mensagem seja totalmente preparado. É preciso haver um imenso trabalho em grupo e que todos os componentes da peça orem em especial pelo ator que interpretara Satanás.

O intuito de colocar Deus e Satanás em uma peça jamais deve ser para atrair ibope e sim para passar uma palavra reta. Que Satanás sempre traz a bandeja mais atraente só que a bandeja farta só vem de Deus, e que num final não tão distante o nosso inimigo perderá toda essa guerra, como já perde diariamente e como já perdeu no passado.

JOÃO 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Vale lembrar que a sua opinião sempre é levada em consideração e respeitada nesse blog.

Servo do Senhor desde os 4 anos de idade, quando recebi a oportunidade de participar da equipe do Jovens Evangélicos agarrei com muito orgulho, pois vou falar sobre algo que faz parte da minha vida desde criança, o teatro, mais precisamente o cristão. Futuro comunicador, e ator profissional tenho como um grande sonho fazer pessoas se renderem ao evangelho através da arte e mostrar que ainda pode existir espaço para um ator/atriz cristão no mundo. Sou alguém que acredita profundamente nos sonhos e que essa arte pode revolucionar o evangelho no mundo sem agredir os nossos princípios. Será maravilhosa essa nossa jornada juntos e espero que todos vocês gostem e pratiquem as dicas aqui dadas por mim e por todos os meus parceiros nessa equipe. Abraço!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão