Páginas de Navegação do Menu

Entendes tu o que lê?

Entendes tu o que lê?

Muitas pessoas hoje se encontram angustiadas, tristes, oprimidas e vão à igreja em busca de ouvir Deus usar homens para lhes entregar uma benção, uma palavra de ânimo ou até um milagre. Quem nunca quis ouvir o “Eis que eu te digo meu servo…”. Mas na maioria das vezes Deus quer falar conosco de uma maneira mais simples e direta: por meio de sua palavra.

Hoje quero falar a respeito de algo importante: ler a Bíblia. Algo tão simples e básico para um cristão, mas que muita gente não tem o hábito.  Mas e quando lemos a Bíblia e ela não dá nenhuma luz para nossos problemas?

Acredito que a leitura da Bíblia não deve ser algo obrigatório. Você deve ler por prazer, por querer ouvir a voz de Deus falar ao seu coração. Acima de tudo, tem que entender o que Deus está querendo dizer, e não apenas ler por ler, como lemos um livro qualquer; assim, nunca entenderemos mesmo o que Deus quer nos falar.

A Bíblia relata no livro de Atos a história de um homem que estava lendo a passagem de Isaias 53, mas que não estava entendendo o que lia.

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.  Atos 8:30-31

Naquela época não existia a Bíblia como a conhecemos hoje e quase ninguém tinha acesso à leitura. E a dificuldade era ainda maior, pois nem todos conheciam a Jesus, seu sacrifício e sua missão na terra como o mundo hoje tem conhecimento. Imagina a dificuldade que era para entender a quem o profeta Isaías estava se referindo!

Mesmo nos dias de hoje, nos quais muitas pessoas já ouviram falar de Jesus, as pessoas possuem dificuldades para entender a Bíblia. Aqui eu quero destacar duas lições para nós:

  1. Muitas pessoas ao nosso redor lêem a Bíblia, mas não tem o mesmo conhecimento que nós, cristãos, temos. Não cresceram frequentando a Escola Bíblica Dominical ou ouvindo as pregações dos pastores nos cultos de ensinamento. Deus não só usou Filipe para explicar ao Eunuco a passagem que ele estava lendo, mas também para falar sobre Jesus e mudar a vida desse homem.

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.  Atos 8:35

Será que nós estamos aproveitando as oportunidades que aparecem para explicar as passagens da Bíblia e falar de Jesus aos nossos amigos?

2.  Será que nós temos conhecimento para explicar a Bíblia aos nossos amigos? Como eu disse no começo do texto, não adianta termos conhecimento, lermos a Bíblia e não entendermos o que Deus está nos dizendo. Quando formos ler a palavra de Deus, temos que estar com a nossa mente aberta e preparada para ouvir Ele falar conosco e tocar no fundo da nossa alma.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

A palavra de Deus é viva e eficaz, mas para que ela realmente seja eficaz, devemos pedir a direção do Espírito Santo para que ele abra a nossa mente e nos dê entendimento.

A Bíblia não é um objeto para andar debaixo do braço quando vamos à igreja, ou para ostentar que somos “crentes” para nossos amigos. Ela é a palavra de Deus que deve ser consumida todos os dias.  Ela é a lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. Mas para que ela seja tudo o que ela se propõe a ser, cabe a nós darmos a devida atenção a ela. Quer entender o que lê? Não tente ler a Bíblia em um ônibus barulhento ou na frente da televisão, ou conversando com seus amigos no whatsapp. Reserve um tempo para isso, só você e Deus. Ai sim, você sentirá Deus falar contigo e todas aquelas palavras se tornarão em sabedoria para sua vida.

Sou formada em jornalismo e gosto muito de escrever. Uso esse dom que Deus me deu para estudar a palavra dEle e levá-la aos que necessitam. Aquele que começou a boa obra em mim a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão