Páginas de Navegação do Menu

Entrevista com o cantor João Alexandre

Entrevista com o cantor João Alexandre

Entrevista do cantor João Alexandre ao Site Jovens Evangélicos.

João Alexandre Silveira, conhecido como João Alexandre, nasceu na cidade de Campinas, em 29 de setembro de 1964, numa família evangélica. É cantor e compositor de música popular brasileira cristã, além de arranjador e produtor.

João Alexandre já foi líder do Grupo Pescador, cuja proposta era a de inserir elementos da cultura brasileira na música cristã. Com vocais complexos e estruturas harmônicas típicas da música popular brasileira, o grupo chegou a gravar um álbum chamado Contraste.

Depois de seu quarto trabalho individual, Voz e Violão, João Alexandre passou a assumir todas as etapas de produção de seus álbuns, incluindo arranjos (que sempre fez) e a própria captação de recursos, tornando-se, assim, um artista independente. A distribuição de seu trabalho, no entanto, é feita pela VPC Produções.

Logo, em 2009 gravou o seu primeiro DVD no anfiteatro da Universidade Metodista de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, revisitando alguns de seus maiores sucessos.

A partir disso, o site Jovens Evangélicos fez uma entrevista com este homem, que é bastante usado por Deus para trazer o Evangelho do Reino através de suas músicas.

Na entrevista ele conta um pouco de sua história e expõe sua opinião a respeito da música gospel atual, além de trazer informações a respeito de seu trabalho.

Leia abaixo, a entrevista.

 

Boa Tarde João! A paz de Cristo! Tudo bem contigo?

Primeiramente gostaria de agradecer por aceitar em fazer essa “entrevista” para a página JE.
Tive a honra de conhecer um pouco sobre o seu trabalho recentemente, e confesso que estou amando.

Bom, vamos às perguntas:

1) Com quantos anos você iniciou seu ministério, e como foi que você percebeu que a musica era seu chamado?

A música sempre fez parte da minha vida, desde que me entendo por gente! Meu avô, que não conheci, era violeiro de catira, meu pai cantava muito em casa, assim, com minha mãe e meus irmãos mais velhos, já que sou o mais novo de 6 irmãos!
Tentei 2 cursos técnicos, eletrônica e o chamado “processamento de dados”, na época, hoje conhecido como Ciência da Computação, eu acho, mas, a Música sempre foi algo muito natural pra mim, nunca estudei em nenhuma escola de música, conservatório ou com algum professor! Foi tudo sozinho e na raça, ainda mais depois que decidi ser profissional pra valer, perto dos 20 anos!
Lia métodos de violão, de teoria musical, arranjo, essas coisas todas e, entre erros e acertos, fui me tornando instrumentista aos poucos, intérprete, compositor, arranjador e tudo aquilo que envolve viver de Música!
Comecei a cantar com 9 anos, aprender violão aos 12, cheguei a tocar trompete ainda menino e comecei dentro da Igreja do Evangelho Quadrangular de Campinas, onde frequentei até os 18 anos!
Acho que a Música é que nos escolhe e não o contrário!

2) Quais são suas principais referências musicais?

De Sertanejo à Jazz, sem restrição, ouço de tudo mesmo e acho que existe música boa e ruim em todos os estilos e vertentes musicais! Cresci ouvindo Roberto Carlos, Boca Livre, Wilson Simonal, Vencedores por Cristo, Jovens da Verdade, duplas sertanejas diversas, entre tantas outras coisas! Me logo muito em Harmonia e absorvo bastante esse elemento da Música, o qual tento aplicar em meu trabalho! Só não curto Música ruim, sem estrutura melódica, sem letra, sem harmonia, sem ritmo, sem Música!

 

3) Como você vê a musica cristã hoje em dia?

Duplicou em qualidade vocal, instrumental e técnica e quintuplicou em superficialidade e irrelevância!

4) Porque a música gospel atual, conseguiu tanto espaço nas mídias, você acha que o preconceito diminuiu, ou a Igreja tem perdido os seus princípios?

Um pouco dos dois, mas o que manda mesmo é a grana! A mídia explorando os artistas e os artistas explorando a mídia! E penso que eles se merecem!

5) Fala um pouco sobre você. Como o pessoal consegue ter acesso ao seu trabalho, onde comprar os seus discos, e em quais eventos você costuma se apresentar?

Normalmente vendo mais ao vivo e muito pouco em lojas evangélicas. Mas tenho agora uma loja virtual loja.joaoalexandre.com.br onde as pessoas podem comprar minhas canções em alta definição e completar sua coleção com os CDs que ainda não tiverem! Meu site, onde está minha agenda é www.joaoalexandre.com.br e por lá recebo convites também!

6) Por se tratar de uma página voltada mais para os Jovens, deixe uma mensagem para os Jovens Evangélicos.

Vocês todos vão envelhecer, não tem jeito, é o único jeito de continuarem vivos! Por isso mesmo, vivam a juventude com responsabilidade, amor ao próximo, temor a Deus e obediência à Sua Palavra! O resto da vida começa a ser vivido agora através dessas atitudes! Vou completar 50 anos e sei do que estou falando porque já fui jovem!

Que ninguém despreze a juventude de vocês!

 

Que Deus te abençoe!
www.jovensevangelicos.com

 

Sou uma jovem totalmente dependente da graça de Deus para fazer sua vontade. Fui criada por Ele e para Ele (Colossenses 1:16).

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão