Páginas de Navegação do Menu

Escrever um bom roteiro.

Escrever um bom roteiro.

Olá amigos. Não é tão necessário para um ator saber escrever um roteiro, entretanto é muito interessante falar sobre isso aqui, pois existem pessoas que se interessam mais por essa área do que aparecer ao público ou aqueles que fazem os dois: atuam e escrevem.

Escrever uma dramaturgia não é tarefa fácil, é difícil saber quando pôr um drama ou uma comédia sem exagerar. Não sou nenhum dramaturgo profissional, mas vou dar lhes algumas dicas importantíssimas para se escrever um bom roteiro. Óbvio que você não pode escrever uma peça sem nunca ter assistido à algumas antes, não estou falando daquelas de escola, pequenas, e sim de algum espetáculo, se não tiver acesso à grandes Teatros, veja na internet. Depois é necessário que se conheça bem sobre o que vai escrever. Ninguém pode falar de um assunto sem pesquisa-lo antes. No nosso caso, ninguém pode retratar uma história da bíblia sem conhecer a que está escrita lá na palavra do Senhor. Quando a história retratada não está na bíblia, quando você está inventando algo fictício é hora de colocar o principal ingrediente em ação: criatividade. Depois disso, temos que ter o que eu chamo de “autocontrole” emocional. Não podemos de forma alguma exagerar, o público não se convence com exageros (por mais que às vezes seja impossível evitar, como na história de crucificação de Jesus ou quando uma personagem ecebe o diagnóstico de uma grave doença, por exemplo). O importante é ter controle. Uma dica bem legal para quando for possível: Se a história central da peça for um drama ou um suspense, seria muito interessante pôr uma comédia no meio (envolvendo outros personagens) para dar uma “quebrada” no clima pesado. Já vi isso numa peça cristã onde todos estavam investigando o assassinato de uma personagem e o clima era bem denso, todavia tinha uma jornalista e um cinegrafista que investigavam o caso de uma forma um tanto que bem cômica. Foi uma atitude de risco do grupo do teatro, mais que deu muito certo.

Claro que não podemos esquecer algo de extrema importância, como se trata de teatro cristão não podemos em hipótese alguma pregar algo que não vivemos. Um roteiro de teatro cristão não deixa de ser uma pregação e por isso é importante que haja a unção do Espírito Santo. O autor deve estar preparado das técnicas, mas também da vida em santidade, para que não seja somente um espetáculo bonito e sim uma mensagem de adoração e redenção dos pecados para os espectadores.

Profetizo a todos que escrevem ou vão passar a escrever muito sucesso, e muita inspiração divina. Tendo criatividade e o agir de Deus, o resto flui. Abraço amigos.

Servo do Senhor desde os 4 anos de idade, quando recebi a oportunidade de participar da equipe do Jovens Evangélicos agarrei com muito orgulho, pois vou falar sobre algo que faz parte da minha vida desde criança, o teatro, mais precisamente o cristão. Futuro comunicador, e ator profissional tenho como um grande sonho fazer pessoas se renderem ao evangelho através da arte e mostrar que ainda pode existir espaço para um ator/atriz cristão no mundo. Sou alguém que acredita profundamente nos sonhos e que essa arte pode revolucionar o evangelho no mundo sem agredir os nossos princípios. Será maravilhosa essa nossa jornada juntos e espero que todos vocês gostem e pratiquem as dicas aqui dadas por mim e por todos os meus parceiros nessa equipe. Abraço!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão