Falta de Conhecimento Gera Morte Espiritual

Dentre as coisas que me preocupam no estado da Igreja Cristã, a falta da busca pelo conhecimento se destaca. Pode-se perceber que este quadro não é recente, não é característica da nossa geração mas é um mal que permeia a história do povo de Deus há bastante tempo. Isso é visível na exortação de Oseias ao povo de Israel há quase 3000 anos:
“O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento.” Os 4:6a
A falta de conhecimento na época do profeta Oseias levava constantemente o povo à adoração de outros deuses e ao esquecimento das obras do Senhor. A facilidade com que o povo virava as costas para Deus era tão grande que Israel foi comparada a uma prostituta.
A nossa realidade não se difere muito à dos tempos de Oseias. O povo continua não se interessando pela busca do conhecimento, poucos cristãos realmente leem o livro que pregam e constantemente a busca por Deus é substituída pela busca de coisas terrenas e passageiras. Tanto isto é verdade que a aplicação da palavra de Deus nas reuniões cristãs é constantemente trocada por movimentos de cura e prosperidade. Campanhas e campanhas são criadas para satisfações das necessidades terrenas e podemos afirmar que as reuniões são repletas de frequentadores. Porém, se os movimentos forem substituídos por reuniões de exposição da Palavra de Deus, aplicação da doutrina da Bíblia e exposição do verdadeiro evangelho as reuniões certamente perderão grande parte de seus frequentadores.
Por que isto acontece? Porque o povo não busca a Deus, mas sim, as bênçãos e milagres que Deus pode proporcionar. Porque nunca queremos participar de cultos cujo tema é a exposição do nosso estado de pecado e depravação, mas queremos mensagens que nos faça bons e “dignos” da vida eterna (aceitáveis perante Deus). No entanto este, com toda certeza, não é o evangelho de Jesus Cristo!
Logo, a razão de a humanidade permanecer neste estado degenerativo que se encontra se explica na referência citada: “porque lhe falta conhecimento.” Daí a importância da busca pela verdade de Deus. Não há avivamento e transformação de vidas sem a fiel dependência da palavra de Deus!
Portanto, minha oração hoje é que busquemos em primeiro lugar conhecer a Deus através de Sua palavra e através da vivência com o Espírito Santo para que, a partir daí, possamos conhecer e viver o evangelho cuja bandeira levantamos.
Que Deus nos abençoe e que esta mudança parta primeiramente de mim,
Jonatas A. Rosa.