Páginas de Navegação do Menu

A Figueira Improdutiva

A Figueira Improdutiva

“Então Jesus proferiu esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, indo procurar nela fruto, não o achou.
Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a! Por que ocupa ainda a terra inutilmente?
Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque.
Se der fruto, ficará! Se não, depois a mandarás cortar.
Lc 13:6-9

 

Confesso que passei um bom tempo meditando nesta parábola, e fazendo uma reflexão com minha própria vida. Estive pensando no quanto a obra de Deus é algo urgente, e no quanto, muitas vezes, sou diligente com ela. E a partir desta minha reflexão, gostaria de te convidar também a analisar seus frutos.

Podemos perceber a profundidade desta parábola em alguns detalhes, como por exemplo, fazendo um paralelo à parábola do semeador (Mt 13:1-23) podemos ver que esta figueira foi cultivada em terra boa, não caiu em pedregulhos, não caiu à beira do caminho, nem entre espinhos, mas estava em terra devidamente cultivada e por isso, já estava no ponto de dar frutos. No entanto, o problema se encontrava na figueira que em nenhum ano produziu frutos.

Outro importante detalhe é a atenção do dono da vinha na produção de frutos. Haviam 3 anos que ele procurava frutos na figueira e não os encontrava. E assim é o senhor Jesus com sua obra! A obra de Deus não está deixada ao acaso e a produção de frutos é necessária pois é uma obra urgente, portanto, árvores inúteis não podem ocupar a terra desnecessariamente. Forte, não? Mas é a realidade do evangelho! Pois o tempo é pouco!

E o último detalhe que me chamou a atenção e falou muito comigo é o seguinte: Há um intercessor por nós mesmo quando estamos inertes! Dizendo: Senhor, espere um momento, dê mais uma chance a ele(a)! E assim foi com aquela figueira, onde o viticultor pediu mais um ano de paciência, pois ele acreditava no potencial produtivo daquela figueira e iria atuar diretamente nela. Ele iria escavá-la e estercá-la, iria gastar seu tempo cuidando daquela árvore!

E assim sou eu! Talvez pode ser assim com você também. E hoje o Espírito Santo fala comigo e contigo que irá atuar diretamente em nossas vidas pois conhece o nosso interior e sabe que podemos produzir muitos frutos. Por isso, a partir de hoje, que haja mudança em nossas vidas e que possamos nos entregar de corpo e alma para  a importantíssima e urgente obra de Deus, sem restrições! Pois sabemos, que o Espírito Santo, nosso intercessor, está cuidando diretamente de nossa vida, basta agora atendermos ao chamado e produzir frutos! Pois o tempo é pouco, e a obra é muito grande.

Graça e Paz!

Meu desejo é ser um engenheiro, pastor e pregador abençoado e segundo o coração de Deus! Cristão desde criança, sempre buscando conhecer a Bíblia e aprender mais sobre Deus. Meu prazer sempre foi estudar a palavra de Deus e compartilhar o que aprendi. A partir disso, tive a oportunidade de ser colunista. Vi isso como uma forma de ser um instrumento de evangelização através dos meus textos. Espero que o nome de Jesus seja glorificado através do trabalho dos JOVENS EVANGÉLICOS (JE).

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão