Páginas de Navegação do Menu

Por um prato de lentillhas

Por um prato de lentillhas

Talvez você não entenda bem o que o título quer dizer, mas verá que ele tem um significado muito grande que pode mudar nossa vida. Alguma vez você já trocou algo que queria muito num determinado momento por outra coisa que não lhe parecia tão importante assim?

Vamos imaginar que um dia você chega na sua casa cansado e com muita, muita fome e seu irmão está lá fazendo sua comida preferida. Você pede que ele lhe dê um pouco, pois tudo o que você precisa naquele momento é matar a sua fome. Seu irmão chega e diz: “Eu te dou, mas só se você me der aquela sua blusa que eu gosto”. Como você está com muita fome, aceita a troca sem pensar. Depois de saciada a fome, você pensa “Putz, aquela blusa foi tão cara, podia ter esperado mais um pouco para comer e não ter feito a troca”.

Foi isso que Esaú fez com Jacó, uma troca “injusta”. Naquela época existia o Direito da Primogenitura, ou seja, o filho mais velho tinha direito de receber a maior parte da herança de seus pais e também a liderança sobre a família, o que incluía seus irmãos mais novos. Num belo dia, quando estava voltando para casa com fome, Esaú trocou com seu irmão Jacó tudo o que tinha direito para satisfazer um desejo carnal, ou seja, por um prato de comida.

Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.  Gênesis 25:33-34

Quando lemos essa passagem, pensamos como Esaú foi bobo em abrir mão de muitas coisas para simplesmente satisfazer sua fome, quando ele poderia ter comido uma fruta ou qualquer outra coisa e continuar com seu direito de filho mais velho. Mas muitas vezes agimos como Esaú e não percebemos!

Eu e você somos filhos de Deus, temos direito a uma infinidade de bênçãos não somente materiais, como podemos ver no livro de Apocalipse que “andaremos em ruas de ouro”, mas também espirituais, pois temos o Espírito Santo guiando a nossa vida e passaremos a eternidade louvando a Deus. Olha que maravilha! Mas mesmo assim abrimos mão de tudo isso e preferimos satisfazer nossos desejos carnais quando ficamos com aquele homem (ou mulher) dos sonhos, quando vamos para as baladas da vida para “esquecer os problemas” e muitas outras coisas que fazemos para satisfazer um desejo momentâneo e trocamos tudo o que Deus nos prometeu por algo muito pequeno.

Que possamos fazer a vontade de Deus a cada dia mais, abrindo mão dos prazeres dessa vida que pode parecer bom aos nossos olhos carnais, e buscando fazer a vontade de Deus assim como fez Paulo:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:7-8

O que você prefere: um prato de lentilhas do mundo ou seu direito de filho de Deus?

Deus abençoe!

Sou formada em jornalismo e gosto muito de escrever. Uso esse dom que Deus me deu para estudar a palavra dEle e levá-la aos que necessitam. Aquele que começou a boa obra em mim a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão


  • MARIA SIQUEIRA

    VOCE ENRIQUECERÁ AINDA MAIS SUA PESQUISA E AJUDA A OUTRAS PESSOAS SE COMPLETAR SEUS ESTUDOS COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NO SITE DELES EM MAIS DE 800 LÍNGUAS E DIALETOS EM jw.org/pt; ELES SÃO ESTUDANTES ÁVIDOS E ZELOSOS DAS ESCRITURAS DESDE 1809. UM GRANDE ABRAÇO.