Páginas de Navegação do Menu

Teatro Cristão! Técnicas de conhecimento do personagem.

Teatro Cristão! Técnicas de conhecimento do personagem.

Olá irmãos, aqui estamos nós em mais uma jornada. Na semana passada, falando sobre Teatro Cristão, englobamos o mundo espiritual, hoje seremos mais “técnicos”.

Quando o ator/atriz recebe o texto da peça é importante que ele dê uma lida antes do primeiro ensaio, não necessariamente grave as falas, mas que tenha pelo menos uma ideia do personagem que você vai interpretar e da sua origem. O primeiro ensaio é essencial para que todo o elenco juntamente com produção se reúna para fazer a leitura compartilhada (cada um lê a fala de seu personagem) e é interessante que se faça isso em pé, parado e que todos estejam em círculo (para que possa haver um posicionamento de olhares). É válido fazer a leitura de forma expressiva, tentar ao máximo encontrar uma tonação de voz para seu personagem. Seguindo esses simples passos, no próximo ensaio já se pode começar a trabalhar a entrada e saída de cena.

Para descobrir como melhor interpretar seu personagem é muito legal que você designe três fatores, que são: QUEM SOU? DE ONDE VIM? e PARA ONDE VOU?
(Vale ressaltar que essas perguntas são para o personagem e não para o ator.)
Em seguida descobrir as respostas.

QUEM SOU? Será entregue um texto onde você vai conhecer parte da vida do personagem, mais é importante você inventar outros fatores que não são citados, tais como, profissão, desejos, medos, temperamento… Pode não ter nada a ver com a história, o importante é que você ator/atriz crie isso dentro de você para que possa haver um maior entendimento de como interpretar.

DE ONDE VIM? Através das ações de seu personagem na história, você pode TENTAR descobrir a origem do mesmo. De onde veio, como cresceu, se tinha uma família estruturada ou não. Através do caráter do personagem você consegue descobrir esses fatos.

PARA ONDE VOU? Feito tudo isso e descoberto o real caráter do personagem, você tem que tentar criar os objetivos que ele quer alcançar. Por mais que no teatro ele tem um fim específico, a questão é você imaginar o que ele sonharia para si. Mesmo que esse sonho não se realize.

Sim, quando conheci esses três elementos achei esquisito e fiquei receoso em utiliza-los, mais você só vai saber se testar, assim foi comigo. Depois disso eu sempre imagino toda a vida do personagem, até concluir o que o fez chegar onde se passa a história da peça.

Lembre-se, é muito importante ser uma incógnita no inicio da peça. Deixar aquela dúvida ao publico, se seu personagem é do bem ou não. Nunca entregue as respostas de “mão beijada” para tudo tem uma hora certa.

Pois o Senhor tinha dito a Moisés: “Cada dia um líder deverá trazer a sua oferta para a dedicação do altar”.
Números 7:11

Seja você essa oferta e dê o seu melhor.

Servo do Senhor desde os 4 anos de idade, quando recebi a oportunidade de participar da equipe do Jovens Evangélicos agarrei com muito orgulho, pois vou falar sobre algo que faz parte da minha vida desde criança, o teatro, mais precisamente o cristão. Futuro comunicador, e ator profissional tenho como um grande sonho fazer pessoas se renderem ao evangelho através da arte e mostrar que ainda pode existir espaço para um ator/atriz cristão no mundo. Sou alguém que acredita profundamente nos sonhos e que essa arte pode revolucionar o evangelho no mundo sem agredir os nossos princípios. Será maravilhosa essa nossa jornada juntos e espero que todos vocês gostem e pratiquem as dicas aqui dadas por mim e por todos os meus parceiros nessa equipe. Abraço!

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão