Páginas de Navegação do Menu

Um Homem de Relacionamentos

Um Homem de Relacionamentos

Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra:
“Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente? “

João 6:8-9

A Bíblia nunca diz que André se tornou um grande evangelista. Mas sabemos que ele sempre trouxe pessoas a Cristo.

Confuso? Não fique assim.

Antes de começar a seguir a Jesus, André foi discípulo de João Batista. Ele e seu irmão mais famoso, Pedro, ganhavam a vida como pescadores. Os dois eram proprietários de uma casa (e provavelmente de um barco) na cidade costeira de Cafarnaum (Mc 1.29). Quando João, o mentor de André , apontou para Jesus e disse que aquele era o “cordeiro de Deus, André acreditou nele e começou a seguir a Cristo de imediato. Passou quase a tarde inteira ouvindo-o (Jo 1.39-40). Depois disso, foi para casa e disse a seu irmão: “Achamos o Messias” (Jo 1.41). Não demorou muito e Jesus pediu tanto a André como a Pedro que se juntassem a seu grupo de discipulado (Mt 4.18-19).

Na próxima vez que André aparece na história do evangelho, nós o vemos levando um garoto até Jesus. Uma grande multidão havia seguido o Mestre a um lugar remoto, aparentemente na esperança de receber alimento tanto espiritual quanto físico. Os discípulos começaram a se preocupar sobre como alimentar todas aquelas pessoas. Sabendo, no mesmo instante, o que estava prestes a fazer, Jesus perguntou a Filipe: “Onde compraremos pão para este povo comer?”. Filipe respondeu com bastante precisão: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!” (Jo 6.5-7). André escutou a pergunta do Salvador e disse: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos” (6.9). Ao que parece, ele já estava fazendo contatos entre a multidão. E Jesus usou o pequeno lanche do rapaz para alimentar cinco mil homens famintos – isso sem contar as mulheres e crianças.

Um pouco depois, alguns estrangeiros que estavam em Jerusalém para a Páscoa se aproximaram de Filipe levando um pedido. “Senhor” – disseram eles – “queremos ver Jesus”. Diante disso, Filipe foi direto a André, o homem que sabia estabelecer conexões pessoais e gostava de levar pessoas a Jesus. Juntos, André e Filipe se aproximaram de Cristo com o pedido (Jo 12.20-22). André parecia fazer o que lhe era muito natural: levar pessoas a Cristo para que elas pudessem ver com os próprios olhos a glória de Deus.

Não temos nenhum registro de André pregando um sermão (embora seja bem provável que ele tenha feito isso). Não temos qualquer relato que o mostre levando multidões de pessoas a tomar um decisão por Cristo. Mas, por onde passava, ele levava outras pessoas a Jesus. Talvez não tenha falado muito, mas sabia apontar.

Quais são as pessoas de sua esfera de influência a quem você está mostrando Jesus? Perceba que a pergunta não é: “A quem você está pregando?”. As pessoas podem acreditar ou não nas suas palavras, mas elas responderão à pessoa de Jesus. Se você realmente crê que encontrou o Messias, como aconteceu com André, então quem são as pessoas que você conhece que poderiam se beneficiar de um encontro pessoal com Jesus Cristo?

MORAL: Devemos transformar em prioridade o ato de direcionar pessoas para Cristo.


 

Bíblia de Estudos: Desafios de Todo Homem

Graça e Paz, meus irmãos!

Meu desejo é ser um engenheiro, pastor e pregador abençoado e segundo o coração de Deus! Cristão desde criança, sempre buscando conhecer a Bíblia e aprender mais sobre Deus. Meu prazer sempre foi estudar a palavra de Deus e compartilhar o que aprendi. A partir disso, tive a oportunidade de ser colunista. Vi isso como uma forma de ser um instrumento de evangelização através dos meus textos. Espero que o nome de Jesus seja glorificado através do trabalho dos JOVENS EVANGÉLICOS (JE).

     
  Receba nossas novidades diretamente em seu email  
     
   
     


Comente com o Facebook

commentários



Ou use o nosso sistema padrão


  • Romulo Brenno

    Muito interessante!!!! Percebemos que nem sempre precisamos fazer coisas grandiosas como pregar para uma grande multidão, basta olharmos Cristo e apontar Jesus para as pessoas a nossa volta!!!!

    • Jonatas Rosa

      Muito bom, Romulo! Exatamente isso..

      Deus lhe abençoe!